Meu Carrinho

R$0,00

DOT: Como identificar?

terça-feira, 26 de outubro de 2021 10:55:50 America/Sao_Paulo

Por Pensou Pneus

DOT: Como identificar?

Pneus também possuem prazo de validade, se você não sabia fique atento pois você pode estar sendo enganado!

O número DOT (Departamento de Transportes Americano ou Departament Of Transportation) têm quatro dígitos. Os primeiros dois dígitos indicam a semana em que o pneu foi produzido, como por exemplo:

  • 18. O ano de produção vem logo em seguida, se pegarmos então o exemplo de 1814, significa que o pneu foi produzido na 18º semana de 2014. Se o pneu for armazenado em ambiente seco e escuro, poderá ser classificado como pneu novo até 2016.



No momento da aquisição você deve se atentar na numeração DOT pois, pneus que possuem 5 anos ou mais de existência não são recomendados. A idade do pneu é um fator essencial para seu desempenho, mesmo que não tenha sido usado ou bem guardado ainda sim, o uso não é ideal tendo em vista que os processos físicos e químicos envelhecem o mesmo, tornando-o inapropriado.

No Brasil foi adotado um novo formato desse código, ele conta agora com um total de 13 dígitos o primeiro número, anteriormente com dois dígitos e atualmente com três, indica a empresa e também a fábrica que produziu o pneu. Caso uma fabricante fechar uma planta de produção, ela pode reutilizar o código para outra localidade. Contudo, não é possível transferi-lo para outra fabricante.

Exemplo:

DOT 165 OF6EC5 1218

  • 165: CÓDIGO DO LOCAL ONDE FOI PRODUZIDO
  • OF6EC5: MEDIDA E MODELO DO PNEU
  • 1218: DATA DE FABRICAÇÃO SEMANA/ANO (12º SEMANA DE 2018)

Siga nosso instagram @PENSOUPNEUS