Meu Carrinho

R$0,00

Como saber qual o pneu original do meu veículo?

quarta-feira, 27 de outubro de 2021 14:19:29 America/Sao_Paulo

Por Pensou Pneus

Como saber qual o pneu original do meu veículo?

Qual medida posso usar?

O padrão estipulado das montadoras sobre o percentual de modificação da medida original do pneu é de 3% para mais ou para menos. Esse percentual não tem embasamento técnico. Ele segue a tolerância de desenho da ETRTO (European Tyre and Rim Technical Organisation), entidade que determina as especificações de pneus na Europa.

A Associação Latino-Americana de Pneus e Aros (Alapa) também aderiu a essa premissa. Aqui, o Inmetro, na Portaria 165, de 2008, é outro que adota o número: a altura dos flancos ou laterais dos pneus pode variar até esses 3% (a mais ou menos)

Sendo assim um veículo que usa originalmente 175/65r14 pode montar a medida 185/55r15 sem provocar grandes alterações, essas dimensões são identificadas como equivalentes entre si, e ao passar disso o uso da medida incorreta pode ser totalmente prejudicial. 

Se o diâmetro do pneu for maior que o índice recomendado de 3%, o hodômetro poderá marcar uma velocidade inferior ao que o carro realmente está andando, isso acontece por que o hodômetro registra a velocidade a cada volta completa do pneu, nesse caso se o diâmetro for maior ele demora para completar a volta e também para registrar a velocidade. Agora se o diâmetro for menor do que a porcentagem estipulada, o dano é ao contrário, quanto menor mais as voltas são completadas rapidamente e o velocímetro pode registrar uma velocidade maior do que a real.

  • Depois dessas informações para você que ainda não sabe como fazer a leitura correta de seu pneu, deixamos aqui uma imagem ilustrativa para maior compreensão:

  

 “Existem pneus para cada tipo de atuação: carro com motor fraco, com motor mais potente, caminhonetes, SUVs etc. O consumidor tem que identificar o segmento do carro e procurar a linha de pneus que ele precisa”, explica o gerente de Marketing de pneus de automóveis da Goodyear, Vinícius Sá.

Não fique com dúvidas na hora de encontrar o pneu ideal para o seu veículo! Conte com o nosso atendimento personalizado via WhatsApp para sanar todas as suas dúvidas. Fale com um especialista https://api.whatsapp.com/send?phone=5515996112011

Siga nosso instagram @PENSOUPNEUS